Cuidados com as partes metálicas da arma

Primeiramente é importante conhecer um pouco do processo de fabricação...

Oxidação Negra

Peças mecanicas de precisão, se forem pintadas ou receberem algum banho, tipo cromo, prata, etc acabam tendo suas medidas e dimensões alteradas. Por isso as armas, na sua maioria, recebem a famosa oxidação negra a quente que basicamente é um processo químico que cria uma camada de proteção no metal. Este processo é usado para evitar corrosão e para a melhorar o aspecto visual. As grandes vantagens desse tipo de revestimento é a pequena espessura de camada e o baixo custo.

Oxidação Negra a Quente

Este processo consiste basicamente de mergulhar a peça numa salmoura e em seguida uma sequencia de banhos para cessar a corrosão. Este processo pode ser repetido até chegar no tom desejado. No final aplica-se uma camada fina de óleo, cera ou verniz para a conservação.

Oxidação Negra a Frio

Trata-se de um tratamento mais fácil porém limitado a peças de tamanho menor, já que em peças maiores precisa-se de alguma experiência pra não deixar manchas. Você pode usar produtos facilmente encontrados no mercado como o PermaBlue® ou OxiBlack®.

Principais Cuidados

Como você viu, o processo de oxidação negra basicamente seria um processo de "corrosão controlado". Com base nisso você pode concluir que essa superfície deve estar sempre com uma fina camada de óleo para manter seu aspecto e evitar o progresso dessa ferrugem.

Quando você usa sua arma, obviamente tem que por as mãos nela, principalmente no cano para bascular, isso acaba deixando um pouco de suor. Se você guardar a arma sem antes passar óleo vai acabar enferrujando nos pontos que foram tocados. Em resumo, sempre após o uso deve-se aplicar uma camada de óleo fino com um pano até remover as marcas das suas digitais. Fazendo isso todas as vezes sua arma vai durar pra sempre. Deixe sempre uma camada uniforme de óleo.

Cuidado com as borrachas! Armas de ar possuem anéis de vedação no cano basculante e alguns são de borracha. A borracha reage e apodrece quando em contato com óleo mineral. Nesse caso use óleo de silicone nessas suoperfícies.

Qual óleo deve-se usar?

Use sempre um óleo fino aplicado com um pano espalhando uniformemente em toda a superfície metálica. Eu, particularmente, não economizo nesse processo já que esse tipo de óleo é bem barato e fácil de encontrar. Use óleo do tipo Singer®, GunOil®, HuileExpressOil® ou outro similar.

Evite desengrimpantes ou anti-ruste como o DW40. Estes produtos são destinados a outras finalidades e não recomendo para esse caso. Com o tempo esses produtos acabam causando efeito contrário ao do objetivo deste artigo.